Comitê Nacional divulga edital do Prêmio Neide Castanha


O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes torna público o edital da 7ª edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.


A atuação dessa mulher notável fez dela uma singular referência, no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Sua atuação foi fundamental no processo de discussão e investigação como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Esse Prêmio tem por objetivo homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais.

NOVA CATEGORIA

Além das categorias Boas Práticas, Cidadania, Produção de Conhecimento, Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Responsabilidade Social o Prêmio Neide Castanha contará a partir de 2017 com a categoria Comunicação Digital, que pretende premiar pessoas que produzam conteúdo online e que por meio de estratégias de compartilhamento de conteúdo em suas redes sociais auxiliem e contribuam para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A nova categoria premiará os chamados "influenciadores digitais", pessoas que compartilham conteúdo em redes sociais tais com Youtuber, Instagram, Facebook entre outros. O conteúdo deverá, como todas as outras categorias, relacionar-se com o tema do enfrentamento à violência sexual e promoção dos direitos sexuais, podendo ser abordado em qualquer área do conhecimento. As peças dessa categoria poderão ser vídeos, podcasts, textos, imagens, arquivos de áudio, e outras peças de comunicação que promovam coletivamente o debate do tema. As inscrições deverão ser acompanhadas dos links.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições estão abertas de 02 a 23 de abril de 2017. Podem ser feitas por meio do formulário disponível no edital, disponibilizado no site www.facabonito.org.

A solenidade de premiação aos agraciados será agendada para a semana das atividades que marcam o 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Acesse o edital.

#PrêmioNeideCastanha #PNC

Posts recentes

Ver tudo

Realização:

Apoio

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Disque 100.

facabonito.org | Contato

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco