top of page

Cartilha sobre violações de direitos e vivências de crianças e adolescentes manauaras é lançada

“De que valem minha infância,

se eu não a tenho?

E minha liberdade? Inexistente

Diariamente, sou submetido à escravidão,

mesmo tão novo

Abuso, assédio, importunação

Eu sou um cidadão ou um objeto cujo todos tocam

Não sou mercadoria ilegal,

Mas todos me vendem como drogas

Liberdade? Não tenho [...]”

Manguinha 15 anos


Essa é apenas uma das vivências disponíveis na Cartilha “Contos da Meninada: Desenhos e vivências compartilhadas por crianças e adolescentes durante as oficinas do Projeto Fazendo Acontecer”.


A partir do ano de 2021 o Projeto “Fazendo Acontecer” atendeu cerca de 500 crianças e adolescentes com idade de 5 a 17 anos. Foi desenvolvido por meio de oficinas de prevenção de violações de direitos dentro de algumas escolas da zona oeste de Manaus. No decorrer do projeto os participantes utilizavam do espaço das oficinas para relatar suas vivências em meio a alguma situação de violação de direito. A partir dos primeiros relatos outros mais foram surgindo, e com isso, notou-se a importância de fazê-los entender que não estão sozinhos e que ao compartilharem suas histórias estão incentivando outros a fazerem o mesmo. Assim, surgiu a ideia de produzir uma cartilha com desenhos e contos feitos por eles próprios, tornando-os desta forma multiplicadores.


O projeto é realizado pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e conta com a parceria da Fundação Abrinq, do Comitê Nacional de Enfretamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, da Rede ECPAT Brasil e do Ministério Público do Trabalho. Para a realização das oficinas e produção do conteúdo da cartilha, o projeto contou com a parceria da Escola Estadual Liberalina Weill (Secretaria de Educação e Desporto – SEDUC) e da Escola Municipal Padre Raimundo Nonato Pinheiro (Secretaria Municipal de Educação – SEMED).


O lançamento da cartilha ocorre durante a mobilização em torno do 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O material está disponível para acesso no site oficial da campanha: facabonito.org/contos.


bottom of page