top of page

Conheça os agraciados na 13ª edição do Prêmio Neide Castanha (2024)

"Todo mundo que protege crianças e adolescentes merece um prêmio. Nós premiamos alguns deles."


A Secretaria Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede Ecpat Brasil agradecem às inscrições na 13ª Edição do Prêmio Neide Castanha e parabenizam os agraciados.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. A atuação desta mulher notável fez dela uma singular referência, no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.


Sua atuação foi fundamental no processo de discussão e investigação como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.


Esse Prêmio tem por objetivo homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais. A estatueta do Prêmio contém a arte gentilmente cedida pelo cartunista Ziraldo.


Agraciados - 13ª Edição Prêmio Neide Castanha (2024) É com grande satisfação que anunciamos os agraciados na 13ª edição do Prêmio Neide Castanha, uma honra concedida a projetos e iniciativas que se destacam na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

  • Atuação parlamentar: Ana Paula Lima

  • Boas Práticas em Rede: Rede Cáritas Brasileira pela idealização do Projeto Içá Ação e Proteção

  • Boas práticas no enfrentamento à exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil: Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba pelo projeto Criançar

  • Cidadania: Alzira Melo Costa

  • Comunicação digital: Documentário "Um Crime entre Nós", produzido pela Maria Farinha Filmes, Idealizado pelo Alana e pelo Instituto Liberta

  • Produção do Conhecimento: Pesquisa "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil", realizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente, vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFPE

  • Protagonismo de Crianças e Adolescentes: Programa Cidadão Digital da Safernet Brasil

  • Responsabilidade Social: SEST SENAT pela realização do Projeto Proteção

Esse ano o Prêmio também entregará uma estatueta de homenagem especial a Adriana Accorsi.


A entrega oficial da estatueta ocorrerá no próximo 14 de maio de 2024, durante a Sessão Solene em alusão ao 18 de Maio, a realizar-se no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.



bottom of page