top of page

Comitê Nacional recebe comenda Neide Castanha


O Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes recebeu, na sexta-feira (12/08), da Câmara de Vereadores de Maceió, a comenda Neide Castanha.

A Comenda é um reconhecimento do legado deixado por Neide Castanha. Entre as diversas ações que fizeram parte da história da personalidade, está a campanha anual do dia 18 de Maio, que alerta a sociedade sobre a grave violação de direitos humanos a que crianças e adolescentes são submetidas.


Quem foi Neide Castanha

Neide Castanha é referência no Brasil e no exterior na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Natural de Januária (MG), se formou academicamente em assistência social, com especialidade em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente.

Neide foi Coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), ONG de pesquisa, capacitação e articulação, responsável, entre outros projetos, pela criação da metodologia do serviço nacional de denúncia sobre casos de violação aos direitos de crianças e adolescentes, atual Disque 100.

Seu primeiro trabalho na área foi realizado durante a faculdade de Serviço Social, com meninas de rua da Praça da Sé, no centro de São Paulo. Entre muitas ações, destacou-se na mobilização nacional para aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência e as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes em 2003 e 2004. Foi também vencedora do Prêmio Cláudia 2009 na categoria Trabalho Social, além de ganhadora do prêmio Bertha Lutz 2008, destinado a cinco personalidades femininas que prestaram relevante serviço na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero.

Neide Castanha estava secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, quando faleceu, no dia 26 de janeiro de 2010 em decorrência de um câncer. Desde então o Comitê Nacional promove um prêmio em sua homenagem.

bottom of page