top of page

Conheça os agraciados na 12ª edição do Prêmio Neide Castanha (2023)

"Todo mundo que protege crianças e adolescentes merece um prêmio. Nós premiamos alguns deles."

A Secretaria Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede Ecpat Brasil agradecem às inscrições na 12ª Edição do Prêmio Neide Castanha e parabenizam os agraciados.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. A atuação desta mulher notável fez dela uma singular referência, no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.


Sua atuação foi fundamental no processo de discussão e investigação como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.


Esse Prêmio tem por objetivo homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais. A estatueta do Prêmio contém a arte gentilmente cedida pelo cartunista Ziraldo.


Agraciados - 12ª Edição Prêmio Neide Castanha (2023)

  • Boas Práticas em Rede: Programa Vira Vida, promovido pelo Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Distrito Federal.

  • Boas práticas no enfrentamento à exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil: Campanha "Não feche os olhos para a exploração sexual de crianças e adolescentes" realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) - nominando a dedicação pessoal de Ana Maria Villa Real, Gustavo Accioly e toda a Coordinfância.

  • Comunicação digital: Campanha # EmCasaSemViolência, iniciativa do projeto “Crescer sem violência”, parceria da Fundação Roberto Marinho/ Canal Futura com a Childhood e Unicef Brasil.

  • Produção do Conhecimento: Coleção "Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", elaborada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, vinculado à Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul.

  • Protagonismo de Crianças e Adolescentes: Comitê de Participação de Adolescentes - CPA, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), iniciativa implementada pela parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MDHC), OEI e Flacso Brasil.

  • Responsabilidade Social: Ação de Apoio à Rede Proteção para a Implementação da Lei 13.431/17- Escuta Especializada e Depoimento Especial, realizada pela Fundação André e Lucia Maggi - FALM.

  • Cidadania: Maria Gorete Oliveira Medeiros Vasconcelos

  • Homenagem especial: Divulgação em breve.

A entrega oficial da estatueta ocorrerá durante a Sessão Solene em alusão ao 18 de Maio, a realizar-se no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.


A Comissão Organizadora do Prêmio entrará em contato com os agraciados sobre a participação na sessão e recebimento da estatueta.


bottom of page