top of page

Atividades em Brasília marcam o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual d


Neste próximo sábado, 20 de maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e o Governo do Distrito Federal realizam evento no Parque da Cidade, em Brasília, para marcar a semana de atividades do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No evento é esperada a participação de cerca de 2000 crianças e adolescentes. O encontro está marcado às 9h no estacionamento 12 do Parque da Cidade.

O 18 de Maio é o Dia Nacional Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória, ES, um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Karina Figueiredo, Secretária Executiva do Comitê Nacional, instituição que promove as ações de mobilização há 17 anos, afirma: "um dos marcos do 18 de maio é ter a atividade com crianças na perspectiva de trabalhar a autodefesa, a autoproteção, no intuito de que possam se aproximar do debate e trabalharmos junto delas no foco da prevenção da violência".

Além da atividade, o Comitê Nacional promove nessa semana, no dia 18 de maio, Audiência Pública em alusão a data com a Cerimônia de entrega do Prêmio Neide Castanha, a ser realizada na Câmara dos Deputados. O Prêmio está na sua sétima edição e premia pessoas e instituições que contribuam para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A premiação é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.

Audiência Pública em alusão ao 18 de Maio com Cerimônia oficial de entrega do Prêmio Neide Castanha - 7ª Edição Data: quinta-feira, 18 de maio de 2017, às 9h. Local: Plenário 9, Câmara dos Deputados, Brasília-DF. Confirmação de Presença: cnevsca@gmail.com

Show Pela Vida - 17 anos de Mobilização Data: sábado, 20 de Maio de 2017, de 9h às 12h. Local: Parque da Cidade, Estacionamento 12, Brasília-DF. Entrada gratuita.

bottom of page